quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estudo da década.

  A moda anos 80, a New Wave (nova onda em inglês) inspirou-se basicamente na onda da geração saúde da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra,sapatilha, polaina) no cotidiano combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegres, foi sem duvida o grande marco na moda da época a década de 80 e uma referencia a estagnação econômica vivida pela America latina, durante a década houve perda do poder de consumo da população e um aumento da divida externa, fazendo que aumente o difícil fiscal.

  Fatos Marcantes: 
- Desenvolvimento do cd.
- Desenvolvimento do IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: o Xfree 86 Windows e o MacOs.
- Lançamento da estação espacial MIR, da União Soviética.
- Popularização do BBSs.
- Popularização do computadores pessoais ou PCs, walkmans e videocassete.
- Inicio do software livre (projeto GNU, Free Software Fundation).
- Inicio da soberania CZs 
- Descoberta da AIDS.

Política: 
  No Brasil o atentado do rio centro(1981) e a morte de Tancredo Neves(1985), a criação da nova constituição Brasileira em 1988, ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do pais no mundo o atentado contra o Papa João Paulo II e eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da America e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcariam toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje e apanágio da maioria dos países capitalistas.

Estilo:
1.    O movimento new wave influenciou musica comportamento e artes plásticas.
2.    O arte deco tem grande valorização na arquitetura.
3.    O heavy metal surge como grande vertente do rock.
4.    A musica eletrônica ganha identidade no final da década.
5.    O radio e a televisão são os principais meios de disseminação de cultura pop.

Os anos 80 e 90 constituíram num “revival” de varias épocas passadas:
-    O vestido de noiva de Lady Diana foi um lançamento oficial do estilo chamado de New Romantic, o qual usou e abusou dos babados , laços ,fitas e rendas.
-    Todo o figurino do filme futurista Blade Runner o caçador de andróides de 1982, trazia os ombros alta estrutura e o terninhos em estilo militar de década de 40( o poder)
-   Meryl Steepe estrlou três filmes de época sendo dois consecutivamente: a mulher do tenente Frances em 1981 e a escolha de Sofia em 1982. Ainda na moda “revival” Estrelou também entre dois amores em 1985
-    O filme italiano La Chaiave ( a Chavi) de 1983 que trazia Stefania Sandrelli no papel principal, revivi de maneira nostálgica a elegância da Itália no inicio do fascismo
-    Os filmes de volta para o futuro de 1985 e Dirty Dancing- ritmo quente, de 1987 traziam de volta o Glamour dos anos 50.
-    Em Peggy  Sue: seu passado a espera de 1986, o vestido de noiva um clássico, trouxe de volta a noiva de 1960.
-    Também de 1986, Veludo azul de David Lynch, utilizado-se de musicas homônima de Bobby Vinton para compor o titulo, tem evidente ligações com a moda. A personagem principal usa modelos clássicos e glamorosos da década de 50, inclusive um tomara que cai de veludo azul, o qual confirma a tendência geral da época.
-    O clássico.. E o vento levou, de 1939, foi relançado em versão restaurada. Houve um seriado televisivo, Scarlet lançado nesta época que se propunha a ser a continuação da historia ambos os eventos reforçaram a tendência geral as saias rodadas e mais volumosas, aos babados e os bolerinhos.
-    Para o clipe da musica material Girl a pop star Madonna realizou uma releitura de Marilyn Monroe em Os homens preferem as loiras, de 1953. O tomara que caia ajustado ao corpo de cetim foi bastante copiado.
-    Nos anos 80 eram comuns festas anos 50 ou festas anos 60, com muito twist e rock and roll, dando origem a varias bandas nacionais, como a Blitz. 
-    Já nos 90ª febre foram as festas anos 70, com muito colorido, preponderando o laranja e o roxo e ressurgimento do new wave.
Universo tecnicológico:
       A moda oitentista baseou-se em tudo que era novo, moderno e eletrônico. O Japão, foi um dos grandes países inspiradores da moda da época. O surgimento do stretch dava um ar futurista as roupas, mesmo assim, varias pessoas aderiam aos brechós procurando a moda do armário da vovó. Os cabelos aderiram um corte assimétrico, com franjas e repicados. Muitos usavam com gel, e mantinham um topete tão alto quanto conseguiam. A tintura com cores exóticas e marcantes se tornou mais freqüente entre os jovens.mesmo com tom de constante inovação, vários estilistas preferiram manter o tom sóbrio de suas roupas, não aderindo a moda futurista. Foi como o famoso estilista Giorgio Arman, fez com seus cortes sóbrios garantiu a elegância de homens e mulheres que se adaptavam ao estilo clássico.

O corpo perfeito:

     Para a época ser bem vestido era apenas cem detalhe se não houvesse um belo corpo. A febre da malhação e ginástica veio acompanhada das inúmeras academias que se estendiam cada vez mais pelos centros urbanos. Entre os jovens, era comum irem a academias para aulas de dança com musica ritmadas, vestindo collants e polainas,o objetivo era um corpo
bonito e saudável, aliado a moda e o sucesso.
          A moda das academias fez com que o tênis o moletom e a lycra não fossem mais peças exclusivamente esportivas. Sendo popularizadas para ocasiões cotidianas ganhando tons modernos e urbanos. O tênis ganho milhares de looks alternativos nas mais variadas formas e cores. Sendo assim o calçado que se tornou febre da moda era o all-star, pelo seu estilo simples e confortável mas com as mais variadas cores e estampas, considerado em tênis inovador, foi ainda e um dos calçados mais famosos e usados pelos jovens.

A Moda e a Musica:
  A musica, alem do cinema, foi um dos mais importantes meios de difusão da moda. Não havia apenas um estilo do movimento, todo as tribos se estendiam com as mais diversas tendências: pops, darks/ góticos, headbangers e rastafáris, havia estilo
diversificado para todos ao contrario do atual o pó que fazia sucesso na época era o mais melancólico. Bandas como The Smiths, The Cure e Joy Division, fizeram sucesso estrondoso principalmente com a divulgação dos vídeos clipes, que associava rapidamente com a imagem a musica. Madonna, apesar de não fazer o estilo pop-melancolico e sim extremamente alegre influenciou a sociedade com seu estilo livre e disparado com cores vibrantes cortes exóticos no mesmo estilo, fizeram grande sucesso cantoras como Cindy Lauper e a brasileira Xuxa.
 Influência Japonesa: 

  Os japoneses, que já permeavam o mundo fashion desde o final dos 70′s sem dúvida foram o maior contraste da moda dos anos oitenta.  Estilistas orientais, vindos do Japão – Yohji Yamamoto, Issey Miyake e, especialmente Rey Kawakubo – romperam todos os paradigmas da moda e através do ascetismo (doutrina religiosa) e a desconstrução, colocaram em questão muitos valores – luxo, riqueza e culto ao corpo.
  A moda japonesa era feita de tamanhos acima do necessário, em forma de saco e com muito tecido, que cobria o corpo conscientemente ao invés de descobri-lo.

Maquiagem e Acessórios:
   Acompanhando as roupas tudo era muito colorido e extravagante. Na maquiagem as mulheres usavam muito colorido, sombras fortes e batons com core
s Vivas sempre na linha exótica e chamativa. Os acessórios não pudiam ficar de fora da moda futurista o acrílico e o plástico entraram em alta, nas mais variadas cores geralmente cintilantes. Por terem um aspecto do futuro e um baixo custo, pulseiras, brincos.

Break Dance:

  O black moviment dos anos 60 tornou-se atual e ganhou as ruas através da electrobeat-dance: o hip hop, o rap  e o house de bandas como Grandmaster Flash, Run DMC, Public Enemy.
  O break dance, estilo de dança artístico que nasceu nas ruas de Nova Iorque e Los Angeles, fez com que a moda buscasse roupas confortáveis para dançar e surgiu então o sportwear.  Os tênis, especialmente das marcas Adidas, Reebock e Nike ganharam o mundo.
  O estilo descolado do movimento negro americano era regido por jovens dos guetos e que usavam além dos tênis de marcas, bonés de basebol, calças baggys, casacos e correntes com emblemas, por exemplo, da Mercedes.

Curiosidades:
Yuppies?
  Os yuppies ( young urban professional), compunham o cenário das tribos da década de 80. Os yuppies usavam ternos e gravatas, geralmente solteiros, sem filhos, trabalhavam na Bolsa e tinham carreiras brilhantes, geralmente como advogados. O yuppie masculino vestia-se com os casacos das grifes poderosas como Armani, Hugo Boss ou Ralph Laurent. A série televisiva  Miami-V
ice demonstrou o estilo yuppie no seu mais elevado conceito, incluindo sol e praia, música pop, cocktails, óculos Ray-Ban, roupas criadas por estilistas famosos, sexo casual, masculinidade, drogas e poder.


Feminino ou Masculino?
Além dos pop stars como Prince e Boy George, Michael Jackson também simbolizou a mudança da identidade masculina da época. Roupas com tecidos leves, macios, sapatos multicoloridos, roupas sexy, preocupação com o físico, maquiagem, roupas íntimas – pela primeira vez foi dada uma considerável importância a roupa de baixo masculina – tudo isso  já não é exclusividade para a vaidade feminina, tudo podia ser usado pelos homens. Todo esse avanço provavelmente contribuiu para a conscientização do movimento gay.


Quem brilhou na década de 80 !
  Boy George, Madonna, Menudo, Cindy Lauper, Michael Jackson, Lady Di, Duran Duran, U2, Depeche Mode, New Order, B52, Pet Shop Boys, Prince, Kim Bassinger, Daryl Hannah, Kid Abelha e os abóboras selvagens, Roupa Nova, Viúva Porcina, Lulu Santos, Titãs, Luiza Brunnet, Lobão, Paralamas do sucesso
, Xuxa, He-Man, Turma do Balão Mágico, Dire Straits, Lionel Richie, Steve Wonder, Man at Work, Blitz entre outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário